G.I.P. (Gabinete de Intervenção Psicopedagógica)





SPA PEDAGÓGICO (Sentir.Pensar.Agir)
Gabinete de Intervenção Psicopedagógica

O método integrado de ensino praticado nos Ginásios Da Vinci apoia-se estruturalmente no acompanhamento profissional e permanente do Gabinete de Intervenção Psicopedagógica. A sua articulação com o trabalho dos professores é o "pulmão" do método desenvolvido nos Ginásios da Educação Da Vinci.


Dispomos nas nossas unidades de um Gabinete de Psicologia, o GIP, Gabinete de Intervenção Psicopedagógica, que visa não só complementar o apoio prestado aos nossos alunos, colaborando com os professores, mas também, intervir individualmente nas dificuldades relacionadas com o desempenho escolar. No GIP oferecemos serviços de psicologia e psicopedagogia: 


SERVIÇOS:

Avaliação psicológica e psicopedagógica
Acompanhamento psicológico
Apoio psicopedagógico
Programas de intervenção no domínio da hiperactividade
Programas de intervenção no défice de atenção e concentração
Programas intervenção nas dificuldades específicas de aprendizagem
Métodos e hábitos de estudo
Orientação vocacional e aconselhamento de carreira
Aconselhamento parental
Terapia da fala
Nutrição



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Mãe, tenho mesmo de voltar à escola?


As férias escolares estão a terminar e com elas a flexibilidade de horários e o dolce far niente. Chegamos, então, à fase de repensar rotinas, organizar os dias, planear os próximos tempos. Pensando nessa fase de transição e sobre qual a melhor forma de reorganizar a rotina eis algumas dicas:

Converse!
Fale com o seu filho sobre a importância de regressar à escola e aos estudos. Tenha uma abordagem positiva! Enfatize o que mais cativar o seu filho, como por exemplo o reencontro com os amigos. Converse também sobre os horários escolares, a ocupação dos tempos livres, as dificuldades que pode vir a encontrar e os apoios que possui.
Fora e em tempo de aulas valorize a convivência familiar. Seja presente, dispense atenção à criança. Pare, escute e olhe para o seu filho.

Toca a acordar!
Nestes dias que antecedem a abertura do ano letivo e de modo a que a transição para o mesmo seja gradual, seja o despertador do seu filho! Acorde-o mais cedo de modo a que se adapte novamente aos horários escolares. Pode esperar alguma resistência mas procure ser firme! É muito importante compreender que as suas férias chegaram ao fim.

Material escolar!
Organize, com o seu filho, o material necessário para o próximo ano letivo. Deixe-o ter algum poder de decisão.
Tome atenção ao peso das mochilas. Para evitar futuras lesões na coluna, o peso não deve ultrapassar 10% do peso corporal do aluno. A dica passa por dividir o material usado durante a semana e utilizar os cacifos da escola. Outra recomendação passa por apostar nos modelos de mochilas com três alças: duas para os ombros e a terceira amarrada na cintura ou o modelo trolley.


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"Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou outra coisa que o valha." 
Carl Rogers


 O Ginásio da Educação Da Vinci de Tomar disponibiliza múltiplos serviços, através do seu Gabinete de Intervenção Psicopedagógica (G.I.P.), com o objectivo de promover o desenvolvimento integral dos seus clientes.
 O desenvolvimento enquanto processo que decorre ao longo de todo o ciclo vital compreende mudanças em vários domínios, como o cognitivo, afectivo, moral e social.
 Como promotor de mudanças, o G.I.P. coloca à sua disposição:
  • Avaliação Psicológica
  • Orientação Vocacional e Profissional 
  • Psicologia e Psicoterapia com Adultos
  • Psicologia e Psicoterapia com Crianças e Adolescentes
  • Consultas de Desenvolvimento
  • Ciclos de Workshops
  • Avaliação e Acompanhamento Pedagógico 




Como é que eu sei se devo ir ao psicólogo?

Qualquer individuo (criança,adolescente,jovem,adulto e idoso) pode recorrer ao psicólogo. Os motivos que o levam a uma consulta são muito diversificados, mas encontram-se, quase sempre, relacionados com a dificuldade em ultrapassar algumas etapas. Essas, quando não superadas, podem originar vários sintomas como por exemplo:
  • Alterações de comportamento
  • Ansiedade
  • Distúrbios alimentares
  • Depressão
  • Problemas de sono
  • Isolamento social
  • Fobias

Como é que eu sei se devo levar o meu filho ao psicólogo?

Em caso de dúvida, o mais importante, é reflectir se existe algum problema que afecte de forma significativa o funcionamento normal da criança.
Aqui ficam algumas perturbações diagnosticadas na infância e adolescência: 
  • Ansiedade de separação
  • Fobia social
  • Mutismo selectivo
  • Enurese
  • Encoprese
  • Perturbação da leitura, da escrita ou do cálculo
  • Hiperactividdade com défice de atenção
  • Perturbação de oposição
  • Bulimia nervosa
  • Problemas relacionais entre pais e filhos
  • Luto patológico


Como é que eu sei se devo ir a um Terapeuta da Fala?

Sinais de alerta:

Existem etapas de desenvolvimento que devem ocorrer em determinada faixa etária, devendo os pais estarem atentos a alguns sinais de alerta. Uma intervenção precoce pode fazer toda a diferença.

Até aos 4 anos:
- Aos 10 meses, não responde ao seu nome;
- Aos 15 meses, não entende o significado das palavras: “não”,“adeus”, “papa”;
- Aos 21 meses, não obedece a ordens simples como:“anda cá”,“senta-te”, “fica em pé”;
- Aos 2 anos, ainda não fala ou só produz vogais;
- Aos 3 anos, não faz frases ou perguntas simples e a fala não é compreendida por estranhos;
- Tem dificuldades em controlar a baba e em deglutir (engolir) alimentos.

Após os 4 anos:
- A fala é pouco perceptível: omite ou troca sons em palavras, omite partes de palavras;
- Não diz todas as palavras numa frase, utiliza frases demasiado simples para a idade e o vocabulário utilizado é reduzido;
- O discurso é pouco estruturado e só é compreendido pelos pais;
- Apresenta dificuldades na compreensão do que lhe é dito ou pedido.

Na escola:
- Ainda não diz alguns sons (ex:“pato” em vez de prato,“baço” em vez de braço),omite troca ou distorce os sons da fala;
- Tem dificuldades escolares, nomeadamente na leitura e escrita, ou na compreensão e interpretação de textos e outros exercícios;
- Tem dificuldade em associar o som à letra correspondente e vice-versa;
- Gagueja ou tem problemas na voz.

E porque a Terapia da Fala engloba todas as faixas etárias existem consultas também para os jovens e adultos:

- Problemas de voz;
- Necessidade de esforço para falar após períodos prolongados no uso da voz;
- Alterações na fluência (gaguez);
- Demora na produção de sons ou substituição de sons ou palavras;
- Dificuldade em compreender o que lhe é dito ou em expressar-se, após um Acidente Vascular Cerebral (trombose) ou um Traumatismo Craneo-Encefálico